segunda-feira, 1 de junho de 2009

CANADÁ





A cantora canadense Alanis Morissette (foto) interpretando o hino do Canadá na final do campeonato de Hóquei no gelo um esporte muito popular no país

O Canadá é um país localizado na América do Norte ou América Anglo-Saxônica, seu território encontra-se no hemisfério norte ocidental. Na costa oeste é banhado pelo Oceano Pacífico, na costa leste pelo Oceano Atlântico e mar do Labrador e ao norte pelo mar de Beaufort.
O país possui o segundo maior território do mundo, superado somente pela Rússia. Ocupa uma área de 9 milhões de quilômetros quadrados, onde vivem cerca de 33,3 milhões de habitantes. Grande parte da população está estabelecida na extensão da fronteira com os Estados Unidos (6 mil km), extremo sul do país, os centros urbanos não se distanciam mais de 350 km da fronteira entre os dois países.
A concentração da população nessa região ocorre em decorrência do clima frio que predomina no restante do país. O norte é muito frio, apresenta característica polar, o que impede o processo de urbanização da região. A população canadense é formada por povos autóctones, asiáticos, e, principalmente, europeus (origem Britânica 40% e francesa 25%).
Esse último dado faz com que o país possua duas línguas oficiais: inglês e francês. O território é extremamente urbanizado, pois 80% da população vivem em cidades, isso ocorre por causa do nível alto de industrialização e atividade rural desenvolvida de forma intensiva e mecanizada.
O Canadá apresenta um dos melhores indicadores sociais do mundo, desse modo, os índices de analfabetismo são baixos, assim como os de mortalidade infantil e natalidade. A população canadense está envelhecendo, a baixa taxa de natalidade aliada à boa expectativa de vida (80 anos) produz uma carência de mão-de-obra, pois aproximadamente 15% da população têm mais de 65 anos, fato que diminui o PEA (População Economicamente Ativa) do país. O percentual de idosos é alto se comparado ao de outros países.
O desprovimento de mão-de-obra suficiente para o setor produtivo tem promovido o ingresso no país de um grande número de trabalhadores estrangeiros. É bom lembrar que isso acontece somente em períodos de economia aquecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário