quarta-feira, 4 de novembro de 2009

DIA MUNDIAL DO TRABALHO



Estádio da Vila Euclides, em 13 de Maio de 1979, quando o movimento grevista do ABC mostrou sua força, afrontou a ditadura e iniciou a movimentação do povo brasileiro rumo a redemocratização do país.


O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago. Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.Neste dia as manifestações forma muitas, descurços e passeatas foram as melhores formas de chamar a atenção dos goververnantes, que não tinham nossão das precárias condições que os trabalhadores eram submetidos. A manifestação naõ teve o final previsto, a polícia confrontou com os manifestantes,prendendo operários, deixando feridos a até mortos.
Em memória às reivindicações operárias e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi reconhecido como o Dia Mundial do Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário