sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

RIO DE JANEIRO: UNIDADE DE POLÍCIA PACIFICADORA (UPP)

Resumo Histórico:
Em 10 de dezembro de 2008, a POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO implantou na Comunidade de Dona Marta, no Bairro de Botafogo, a Companhia de Policiamento Comunitário, com sede destacada no Morro Dona Marta. A Cia de Policiamento Comunitário de Dona Marta é precursora das Unidades de Polícia Pacificadora – UPP, criadas pelo Decreto n° 41.650 de 21 de janeiro de 2009, do Exmo. Sr. Governado Sérgio Cabral.
O objetivo primordial das UPP é, utilizando a filosofia do policiamento comunitário, executar um policiamento diferenciado nas áreas sob sua responsabilidade, em uma parceria com a população.
O policiamento comunitário realizado pelas UPP visa, não apenas a prevenção e redução da criminalidade, mas sobretudo, a redução de riscos de danos às vítimas e moradores. Trata-se de uma estratégia de prevenção que tem por finalidade o bem comum, que pretende proporcionar uma qualidade de vida superior a população atendida. A estratégia de policiamento comunitário é a mais apropriada para nortear conduta de uma polícia do século XXI.

Esse tipo de “ocupação” com serviços do estado resolve o problema de segurança? é paliativa? não resolve?
Fica ai para o tema para discussão, quem sabe uma redação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário