domingo, 31 de janeiro de 2010

THE ECONOMIST: BRASIL SERÁ UMA DAS 5 MAIORES ECONOMIAS

O relatório especial da revista britânica “The Economist” que chegou às bancas e tem como tema “O Brasil decola”. Apesar de uma certa visão paradisíaca — “a maior reserva de água, as maiores florestas tropicais, terras tão férteis que alguns agricultores obtêm três colheitas por ano” —, a revista ressalta que, pela primeira vez, os brasileiros têm ao mesmo tempo democracia, crescimento econômico e inflação baixa. E afirma que o Brasil pode se tornar uma das cinco maiores economias do mundo em meados deste século, ao lado de EUA, Japão, China e Índia.

Nas 14 páginas dedicadas ao Brasil, a “Economist” analisa a ascensão da classe média local e seu potencial como mercado, a estabilidade do setor bancário, conquistada ao longo das crises econômicas, e a crescente presença de empresas estrangeiras no país, enquanto as companhias brasileiras avançam lá fora. Do lado negativo, aponta a burocracia governamental, os impostos elevados e a economia informal.

São listadas as vantagens do Brasil frente aos demais BRICs: “Ao contrário da China, tem uma democracia. Ao contrário da Índia, não tem conflitos étnicos e religiosos ou vizinhos hostis. Ao contrário da Rússia, exporta mais que petróleo e armas e respeita investidores estrangeiros”. Mas alerta: o perigo hoje é o excesso de orgulho

Fonte: O Globo, 13 de novembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário