domingo, 13 de dezembro de 2009

CONCURSO SOLDADO PMRJ 2013


Está previsto para o início de 2013 um novo concurso para soldado da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, bastanto ao candidato o nível médio,com muitas novidades...

idade mínima vai de 21 para 18 até 30 anos.
a altura mínima vai de 1,68 para 1,65 para homens(esperando lei pra modificar esse requisito).sai matemática e entra geografia,história e direito fundamental.(redação continua)
o objetivo é que sejam incorporados 6.000 novos soldados,o foco central do governo,que é,500 unidades da UPPs (Unidades de Polícia de Pacificação)até 2014.
O CURSO MORSE, que fica na Rua Yolanda Saad Abuzaid, 150 - SL 702 -703 Alcântara, São Gonçalo (Alcântara Trade Center) tel: 32454488 sai na frente e inicia seu preparatório já no dia 07 DE MAIO DE 2013

Não perca tempo inicie logo seus estudos, não perca essa oportunidade"

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

REVOLTA DE JACAREACANGA


Entre outubro de 1955 e janeiro de 1956, os militares antigetulistas, ligados à UDN e liderados pelos ministros Eduardo Gomes, da Aeronáutica, e Amorim do Vale, da Marinha, sofreram sérias derrotas. A primeira foi quando viram Juscelino Kubitschek e João Goulart, apoiados pela aliança PSD-PTB, serem eleitos presidente e vice-presidente da República em 3 de outubro de 1955. A segunda, quando o Movimento do 11 de Novembro, liderado pelo ministro da Guerra, general Henrique Teixeira Lott, depôs o presidente em exercício Carlos Luz, substituiu Eduardo Gomes por Vasco Alves Seco, Amorim do Vale por Antônio Alves Câmara, e garantiu as condições necessárias à posse dos eleitos. A terceira, quando os eleitos efetivamente foram empossados, em 31 de janeiro de 1956.
Poucos dias após a posse do novo governo, na noite de 10 de fevereiro de 1956, oficiais da Aeronáutica insatisfeitos, liderados pelo major Haroldo Veloso e pelo capitão José Chaves Lameirão, partiram do Campo de Afonsos, no Rio de Janeiro, instalaram-se na base aérea de Jacareacanga, no sul do Pará, e ali organizaram o seu quartel-general. Esses militares temiam uma represália do grupo militar vitorioso no 11 de Novembro e, por essa razão, não concordavam com a permanência, no governo JK, do ministro Vasco Alves Seco na pasta da Aeronáutica.
Dez dias depois do início da rebelião, os rebeldes já controlavam as localidades de Cachimbo, Belterra, Itaituba e Aragarças, além da cidade de Santarém, contando inclusive com o apoio das populações locais. Haviam recebido também a adesão de mais um oficial da Aeronáutica, o major Paulo Victor da Silva, que fora enviado de Belém para combatê-los.
Apesar de ter sido uma rebelião de pequena monta, o governo encontrou dificuldades para reprimi-la devido à reação de oficiais, sobretudo da Aeronáutica, que se recusavam a participar da repressão aos rebelados. Após 19 dias a rebelião foi afinal controlada pelas tropas legalistas, com a prisão de seu principal líder, o major Haroldo Veloso. Os outros líderes conseguiram escapar e se asilar na Bolívia. Todos os rebelados foram beneficiados pela "anistia ampla e irrestrita", concedida logo depois pelo Congresso, por solicitação do próprio presidente JK.

REVOLTA DE ARAGARÇAS

Apesar da anistia concedida por JK aos militares envolvidos na Revolta de Jacareacanga em fevereiro de 1956, o clima de insatisfação e de conspiração contra o governo continuou, sobretudo na Aeronáutica.
A Revolta de Aragarças, que eclodiu em 2 de dezembro de 1959, começou a ser articulada em 1957. A nova conspiração teve a participação do ex-líder de Jacareacanga, tenente-coronel aviador Haroldo Veloso, e de dezenas de outros militares e civis, entre os quais o tenente-coronel João Paulo Moreira Burnier, que foi o seu principal líder. O objEtivo era iniciar um "movimento revolucionário" para afastar do poder o grupo que o controlava, cujos elementos seriam, segundo os líderes da conspiração, corruptos e comprometidos com o comunismo internacional.
Partindo do Rio de Janeiro, com três aviões Douglas C-47 e um avião comercial da Panair seqüestrado, e de Belo Horizonte, com um Beechcraft particular, os rebeldes rumaram para Aragarças, em Goiás. Pretendiam bombardear os palácios Laranjeiras e do Catete, no Rio, e ocupar também as bases de Santarém e Jacareacanga, no Pará, entre outras. Na realidade, nem o bombardeio aos palácios, nem a ocupação das bases chegaram a ocorrer, e a rebelião ficou restrita a Aragarças. A revolta durou apenas 36 horas. Seus líderes fugiram nos aviões para o Paraguai, Bolívia e Argentina, e só retornaram ao Brasil no governo Jânio Quadros.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

20 ANOS REVOLUÇÃO DE VELUDO - CHECOSLOVÁQUIA E REVOLUÇÃO ROMENA


Revolução Romena (1989) Violentos Conflitos

REVOLUÇÃO DE VELUDO

Em 1989 a onda reformista desencadeada pelo chefe soviético Mikhail Gorbatchov propicia na Tchecoslováquia a Revolução de Veludo, assim chamada pela maneira suave e não violenta com que se efetuam as mudanças. O movimento começa com as pressões populares que acabam por forçar o governo a libertar o dramaturgo Václav Havel, líder da oposição democrática, que se encontrava preso. Em seguida, uma série de grandes manifestações de massa, culminando em greve geral, provoca a legalização dos partidos de oposição, a queda do ministério, a constituição de um gabinete de maioria não comunista e, finalmente, a renúncia do presidente Gustav Husak, em novembro. Havel assume a Presidência em caráter provisório, enquanto Dubcek, que também retorna à vida política, passa a dirigir a Assembléia Geral.

Havel é confirmado na Presidência pelas eleições de julho de 1990. No mesmo ano, começa a tomar corpo na Eslováquia a campanha pela separação dos dois países. O movimento separatista torna-se irresistível em 1992. Havel, contrário à secessão, renuncia em julho; em novembro, é aprovada uma emenda constitucional que divide o país; no dia 31/12, a Tchecoslováquiadeixa de existir.

Havel é eleito presidente da nova República Tcheca em janeiro de 1993. O reformista Václav Klaus torna-se primeiro-ministro, dando ênfase a um programa de privatização das estatais, combate ao crime organizado e defesa do meio ambiente. A expansão do turismo começa a se tornar uma importante fonte de divisas para o país. Deixando a condição teórica de "proprietários dos meios de produção", os tchecos se transformam efetivamente em seus acionistas: três em quatro cidadãos possuem bônus de participação nas empresas, por meio de um intenso programa de privatizações lançado pelo governo de Klaus em 1992, e que ganha impulso em 1993.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_de_veludo

REVOLUÇÃO ROMENA

Assim como em países vizinhos, em 1989 a maior parte da população romena estava insatisfeita com o regime comunista. As políticas econômica e de desenvolvimento de Ceauşescu (incluindo projetos de construção grandiosos e um programa de austeridade para capacitar a Romênia a pagar toda a sua dívida nacional) geralmente eram culpadas pela escassez grave e predominante do país que aumentava a pobreza; além do mais, a polícia secreta (Securitate) havia se tornado tão onipresente a ponto de tornar a Romênia essencialmente um Estado policial.
A Revolução Romena de 1989 foi uma série de tumultos e protestos durante uma semana no final de dezembro de 1989 que derrubou o regime comunista de Nicolae Ceauşescu. Os tumultos progressivamente violentos culminaram em um julgamento apressado e na execução de Ceauşescu e de sua esposa Elena. A revolução ocorreu enquanto outras nações do leste europeu faziam uma transição pacífica para a democracia; a Romênia foi o único país do Bloco Oriental a derrubar violentamente seu regime comunista.


FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Romena_de_1989

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

"PAI VICTOR" PREVÊ QUESTÕES DE HISTÓRIA DA SEGUNDA FASE DA UERJ


METODOLOGIA:
*Provas anteriores (as questões pouco se repetem)
*Datas fechadas (aniversários de 10, 20 30, 50, 100 anos ...em 2009).
*Assuntos da moda.
*Assuntos clássicos coisas que a UERJ ama (portanto entenda Guerra fria,Revolução Francesa, República Velha, RJ no início do século XX)
*Conversas jogadas fora com professores que foram ou são banca)
CHE GUEVARA: Ver filme
*Influencia no Brasil
*Influencia na América Latina
MAQUIAVEL: LER O PRINCIPE (proucura que vende em banca de jornal)
GOLPE MILITAR DE 1964
*A censura
*O cinema novo
1984 DIRETAS JÁ!
MERCOSUL
*Formação, a Venezuela no Mercosul.
O TRATADO DE TORDESILHAS
* Relação índios X Colonizadores
MOVIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS/CONTESTATÓRIOS ANOS 1960 - 70
*Panteras Negras, Luther King, Revolução Cultural China , Hippie, Tropicalismo (Brasil)
NA ONDA DAS OLIMPÍADAS ESTUDE A RIO ECO 1992
* Compare com as origens das discursões ambientais do fim dos anos 1960
CHINA!
*Revolução chinesa
*Massacre de Nanquin - Nanjing, em chinês
* Morte de Mao - tse - tung - China antes e depois
CONCORDA DISCORDA? QUEM TIVER OUTRAS DICAS FICA A VONTADE COLOCA NOS COMENTÁRIOS