quarta-feira, 2 de setembro de 2015

DICAS GEOGRAFIA UERJ EXAME QUALIFICAÇÃO

A análise da distribuição de questões das últimas provas da UERJ permitiu agrupá-las em quatro temas predominantes: Geografia PolíticaPopulaçãoIndústria e Sociedade.
Geografia Política” aborda temas como a Guerra Fria, a geopolítica da Nova Ordem Mundial e conflitos contemporâneos envolvendo países distintos ou guerras civis. São questões que muitas vezes buscam relacionar fenômenos em tempos ou espaços diferentes.
As questões de “População” tendem a ser mais conceituais. Os indicadores demográficos são utilizados por para análises e perguntas sobre a correlação entre causas e conseqüências para a variação dos números dos mesmos. Migrações internas e movimentos populacionais entre países também são temas recorrentes. É preciso sempre ter bastante atenção aos números e às demais informações das pirâmides etárias para que os detalhes sejam todos percebidos.
O tema “Indústria” busca constantemente expor características de cada fase do desenvolvimento industrial, questionando a (des)continuidade de cada meio de produção na dinâmica socioespacial mundial. É importante conhecer as diferenças e rupturas entre cada Revolução Industrial, analisando o contexto sociopolítico dos períodos, e não somente o aspecto da organização fabril.
Sob o tema “Sociedade” se destaca a relação interdisciplinar com a história e sociologia, em assuntos como movimentos sociais, questões de gênero, raça etc Recentemente, muitas provas da UERJ têm buscado questões relacionadas à legislação política brasileira.

TÓPICOS QUENTES
- RIO, 450 ANOS - Estudar Reformas Urbanas (Pereira Passos, Rio Cidade, Favela Bairro, Porto Maravilha)
- Rock in Rio 30 anos  - Expansão Urbana para Zona Oeste do Rio de Janeiro (Especulação Imobiliária - BRT, VLT)
- Baia de Guanabara - 

Das 90 toneladas de lixo que a Baía de Guanabara recebe diariamente, apenas 7,5% são recolhidos

- Pepe Mujica ex presidente do Uruguai .

O ex-presidente disse que as prisões ajudam a multiplicar as deformações sociais e que narcotráfico redefiniu os limites moral da violência.
"O cárcere deveria ser recuperador. Mas a prisão só não ajuda a superar as deformações sociais, como as multiplicam. Não creio que o caminho de intensificar as penas ajudem porque o que temos para oferecer é muito pior. O narcotráfico trouxe uma estrutura redefiniu os limites moral da violência. Eu creio que esta é uma das piores ofensas da civilização humana até hoje. Não há dúvidas de que é uma questão que merce ser repensada", disse Mujica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário