sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Fim do Embargo dos EUA a Cuba


Em um anúncio histórico, o presidente cubano Raúl Castro e o norte-americano Barack Obama disseram nesta quarta-feira (17) que Estados Unidos e Cuba vão retomar as relações diplomáticas após mais de 50 anos, mas o embargo comercial à ilha ainda continuará. O fim do bloqueio oficial será discutido pelo Congresso norte-americano.

Os dois países não se relacionavam desde 1962 - mantendo apenas contatos de interesse de nível menor desde 1977. O anúncio acontece junto com outras medidas de confiança entre os "inimigos", incluindo a libertação do americano Alan Gross em Cuba e de três cubanos presos nos EUA.
O embargo que os EUA mantêm contra Cuba impede a maioria das trocas comerciais. Através de duas leis, uma de 1992 e outra de 1996, Washington proíbe envio de alimentos ao país caribenho (exceto em casos de ajuda humanitária) e torna passível de punição judicial empresas nacionais e estrangeiras que tenham relações financeiras com a ilha.

Há também uma exigência de uma licença de viagens para a ilha, embora o governo Obama tenha suavizado as restrições para programas acadêmicos, religiosos ou culturais a partir de 2009.
Desde então, uma média de 350 mil cubanos-americanos viajam a Havana a cada ano, segundo estimativas do setor turístico, enquanto 100 mil norte-americanos vão anualmente à ilha em grupos organizados com permissões especiais.

Comunismo

O embargo econômico norte-americano a Cuba existe de forma ampla desde 1962. As primeiras medidas começaram antes mesmo, em 1960 - um ano após Fidel castro tomar o poder e um ano depois do nascimento de Barack Obama, segundo apontou a revista 'The Economist'.
O embargo é renovado anualmente por uma legislação que data de 1917 chamada Lei de Comércio com o Inimigo. Ela deu origem, em 1963, ao embargo contra a ilha comunista, conhecido oficialmente como "Regulação de Controle dos Bens Cubanos".
Os obstáculos ao comércio e às relações econômicas entre os dois países foram adotados pelos EUA após a adesão de Cuba ao comunismo.

Fonte: G1

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/12/entenda-o-embargo-dos-eua-cuba.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário