quinta-feira, 24 de março de 2011

ESPECIAL: Colégio Pedro II

O CURSO MORSE INICIA EM ABRIL O CURSO VISANDO O CONCURSO PARA O COLEGIO PEDRO II, ANTES SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE.

Colégio Pedro II é uma tradicional instituição de ensino público federal, localizada no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. É o segundo mais antigo dentre os colégios em atividade no país (o mais antigo é o Atheneu Norte-Riograndense). É nomeado em homenagem ao imperador do Brasil D. Pedro II.

Fundado na época do período regencial brasileiro, integrava um projeto civilizatório mais amplo do império do Brasil, do qual faziam parte a fundação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o Arquivo Público do Império, seus contemporâneos. No plano da educação pretendia-se a formação de uma elite nacional. Deste modo, a instituição propunha-se formar quadros políticos e intelectuais para os postos da alta administração, principalmente pública.

Conta com 12 unidades escolares na cidade do Rio de Janeiro nos bairros do Centro, São Cristóvão (3 unidades), Humaitá (2 unidades), Tijuca (2 unidades), Engenho Novo (2 unidades) e Realengo (2 unidades). Também possui uma unidade em Niterói e outra em Duque de Caxias.

DÚVIDAS FREQUENTES:

1) Que é ensino ministrado no Colégio Pedro II?
O Colégio Pedro II ministra o Ensino Fundamental, o Ensino Médio Regular e o Ensino Técnico Integrado à Educação Profissional, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

O Ensino Fundamental é ministrado em 9 (nove) anos e dividido em 2 (dois) segmentos:
a) Anos Iniciais, a partir do 1º Ano, no qual se inicia a alfabetização, até o 5º Ano, oferecido em cinco Unidades Escolares, a saber:

Engenho Novo I
Humaitá I
Realengo I
São Cristóvão I
Tijuca I
b) Anos Finais, do 6º ao 9º Ano, oferecido em seis Unidades Escolares, a saber:

Centro
Engenho Novo II
Humaitá II
Realengo II
São Cristóvão II
Tijuca II

O Ensino Médio Regular, da 1ª até a 3ª série, é oferecido em oito Unidades Escolares, a saber:

Centro
Duque de Caxias
Engenho Novo II
Humaitá II
Niterói
Realengo II
São Cristóvão III
Tijuca II

O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, também da 1ª até a 3ª série, é ministrado visando à seguinte formação:

Técnico em Informática, diurno, oferecido nas Unidades Escolares Engenho Novo II, São Cristóvão III e Tijuca II;
Técnico em Meio Ambiente, diurno, oferecido exclusivamente na Unidade Escolar São Cristóvão III.
O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA foi implantado em 2006 como forma de resgatar o curso noturno, e é ministrado, atualmente, nas Unidades Escolares Centro, Engenho Novo II, Realengo II e Tijuca II, com a seguinte formação:

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, noturno, oferecido nas Unidades Escolares Engenho Novo II, Realengo II e Tijuca II;
Técnico em Administração, noturno, oferecido nas Unidades Escolares Centro e Realengo II;
Técnico em Manutenção Automotiva, noturno, oferecido exclusivamente na Unidade Escolar Tijuca II, em convênio com o CEFET-RJ.
O Colégio Pedro II não possui turmas de Educação Infantil.
Informações sobre as Unidades Escolares (telefones e endereços) podem ser obtidas no site do Colégio Pedro II (www.cp2.g12.br).

2) Quais são as formas de ingresso?
O ingresso de alunos ocorre através de Sorteio Público de vagas ou Processo de Seleção e Classificação de candidatos, conforme abaixo:

2.1) No Ensino Fundamental

Anos Iniciais: Sorteio Público de vagas para o 1º Ano
Anos Finais: Processo de Seleção de Candidatos, com provas de Matemática e Português.
2.2) No Ensino Médio

1ª série do Ensino Médio Regular: Processo de Seleção de Candidatos, com provas de Matemática e Português;
1ª série do Ensino Médio Integrado/ Área de formação: Informática: Processo de Seleção de Candidatos, com provas de Matemática, Raciocínio Lógico e Português;
1ª série do Ensino Médio Integrado/ Área de formação: Meio Ambiente: Processo de Seleção de Candidatos, com provas de Matemática, Conhecimentos Gerais e Português;
OBS1: NÃO HÁ SORTEIO OU PROCESSO DE SELEÇÃO PARA AS SÉRIES INTERMEDIÁRIAS.
OBS2: Sorteios e PROCESSOS DE SELEÇÃO são realizados apenas nas Unidades Escolares para as quais há previsão de vagas.

3) Quando e como são divulgados os Editais?
A Diretoria de Ensino divulga os Editais referentes aos Sorteios e Processos de Seleção de Alunos a partir do mês de agosto do ano em curso, através do site da Instituição e de sua publicação pela imprensa, além de disponibilizar esse material também nas Unidades Escolares.

4) Como obter Provas, Editais e Programas de Processos anteriores?
Esse material está disponível no site do Colégio Pedro II,
através do link “Concursos e Seleções”..

Nenhum comentário:

Postar um comentário