segunda-feira, 21 de setembro de 2009

DICAS PARA QUESTÕES DISCURSIVAS



- Tenha atenção com a escrita. Lembre-se que é mais importante escrever de forma legível do que apresentar uma caligrafia bonita.
- Responda somente o que foi perguntado, sem tentar mostrar que sabe demais do assunto.
- evite utilizar abreviaturas como vc, no lugar de você, ou msg, no lugar de mensagem, que não estão previstas nas normas da língua portuguesa.
- Preste atenção à ortografia das palavras e às regras de gramática. Em algumas universidades, um erro de português pode tirar pontos do candidato.
- Evite respostas curtas, do tipo "sim" ou "não". Use frases com verbo e que sejam autoexplicativas, ou seja, que o examinador não precise retornar ao enunciado para saber o que você está dizendo.
- Não ultrapasse o espaço reservado para a resposta. Normalmente o que estiver escrito fora da área indicada é desconsiderado na hora da correção. Escreva sempre em um rascunho para depois passar para a folha final.
- Tente ir direto ao que o examinador pediu.
- Cuidado com a pontuação. Uma vírgula mal colocada pode mudar o sentido de uma frase.

5 comentários:

  1. e quanto ao conteúdo??? o q vc acredita q seja mais importante focar na hora de estudar?
    Isabel

    ResponderExcluir
  2. bom quanto ao conteúdo se for a prova da UERJ vale o que tá escrito, portanto, leia atentamente o edital, Questões relacionadas a geografia física e historia antiga por exemplo não são abordadas na prova eu vou colocar um post com os assuntos favoritos ok...

    ResponderExcluir
  3. Olá, Prof. Victor. Estou prestando vestibular para a UERJ e quero Ciências Sociais. Estou com um D, na primeira fase. Vi que a nota de corte está entre 53,0 e 54,0. É muito difícil tirar 50 pontos na fase discursiva da UERJ?

    Seu blog está muito bom. Obrigado por disponibilizar tantas dicas e teorias.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, rsrsrs

    Olha depende da sua dedicação o conceito D historicamente permite muita coisa na UERJ ...Só o conceito E que te elimina... Bons estudos e continue atento as dicas do Blog são importantes para sua específica!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Vlw ai professor vou esperar as dicas para a prova especifica da Uerj , ja li o edital e vi que as materias que estão no edital muitas delas você não encontra em um livro qualquer , então to estudando muito pela internet como sempre fiz , mas ate filtrar todo o conteudo importante se perde muito tempo

    ResponderExcluir