quinta-feira, 12 de novembro de 2009

EXERCÍCIOS: ORIENTE MÉDIO

Clik em comentários e veja o gabarito

1. (G1) Utilize a atual situação do Oriente Médio para explicar os interesses econômicos e de poder que estão por trás dos conflitos étnicos.

2. (Ufg) O Estado de Israel foi criado pela ONU em 1948. Desde a sua criação, Israel mantém um conflito permanente com os palestinos. Sobre esse conflito, explique

a) a expansão de Israel sobre os territórios palestinos;
b) o papel estratégico dos Estados Unidos nesse conflito.

3. (Ufpr) Em que consiste a chamada "questão palestina" no Oriente Médio?

4. (Ufrj) "UMA REGIÃO QUENTE"

"O Oriente Médio é uma região à qual a imprensa sempre se refere como uma área conturbada, espécie de barril de pólvora com o estopim aceso, prestes a explodir. Essa imagem explica-se em função de ser essa região do mundo o lugar onde talvez ocorram os conflitos mais intensos."
Adaptado de Olic, Nelson B., "Oriente Médio", São Paulo: Moderna. 1991.

Apresente três fatores que originam os conflitos entre países do Oriente Médio.

5. (Unesp) Quais as principais potências econômicas que participaram da Guerra do Golfo (1991)? Indique os motivos, político e econômico, que as levaram a se envolver no conflito.

6. (Unesp) O Oriente Médio é uma área estratégica do mundo atual, não só por ser uma região de passagem entre a Europa, a Ásia e a África, mas também por possuir mais da metade das reservas de petróleo do mundo. Esta riqueza não está igualmente distribuída pelos países que o constituem.
Considere estas informações e responda.
a) Quais os países do Oriente Médio que possuem as maiores reservas de petróleo? Por que a maioria de suas populações não se beneficia igualmente das divisas geradas por este importante recurso?
b) Por que Arábia Saudita e Irã disputam a soberania sobre o Estreito de Ormuz?

7. (Unicamp) A expressão "Crise do Golfo", utilizada pelos meios de comunicação para referir-se ao conflito entre o Iraque e o Kuwait, indica a existência de uma questão espacial estratégica.
a) Dê o nome desse golfo e a sua localização.
b) Caracterize a questão estratégica que envolve a região desse golfo.
8. Qual religião predomina nos países do Oriente Médio?
9. Quanto ao islâmismo aponte a principal diferença entre grupos sunitas e xiitas.
10. "De cada quatro barris de petróleo produzido no mundo um é consumido pelos EUA". Com base na frase citada, destaque o interesse dos EUA pelo Oriente Médio. Relacione sua resposta às intervenções militares lideradas pelos EUA na Região.
11. Explique por que a riqueza gerada com a produção de petróleo nos países do Oriente Médio não resulta em desenvolvimento social.
12. A água também é fonte de conflitos na região do Oriente Médio? Explique por que.

17 comentários:

  1. 1. O fato da região ser rica em petróleo.

    2. a) Possibilidades de respostas:
    Resposta 1: A expansão de Israel sobre a Palestina tem um caráter geopolítico no tocante à expansão do território, fato que se cruza com questões culturais, étnicas, religiosas e históricas.

    Resposta 2: Israel é um estado com um forte aparato bélico. Por meio de guerras, o país ocupou várias partes do território palestino, entre elas a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, que permanecem ocupadas.

    b) Os Estados Unidos, na condição de potência mundial, sempre apoiaram Israel. A presença de um Estado judeu no Oriente Médio, fortemente armado e aliado dos Estados Unidos, contribui para os interesses econômicos estadunidenses na região.

    3. O fato do povo palestino não ter um território onde se fixar.

    4. Dentre os principais fatores de geração de conflitos no Oriente Médio, estão o petróleo, as questões territoriais e os conflitos religiosos.

    5. EUA, Inglaterra diretamente Japão, Alemanha com ajuda econômica. A região abriga as maiores reservas mundiais de petróleo.

    6. a) Arábia Saudita, Irã, Kuwait, divisas acumuladas por multinacionais, ou grupos que retém o poder político.
    b) Ponto estratégico e passagem obrigatória dos petroleiros que escoam a produção regional.

    7. a) Golfo Pérsico, Oriente Médio.

    b) Passagem obrigatória a todos os navios petroleiros que navegam a região para carregar petróleo nos países produtores.

    ResponderExcluir
  2. 8. Islamismo

    9. Desde a morte do profeta Maomé, fundador do islamismo no século VII, há cisões entre seus seguidores. Amais importante é a existente entre sunitas e Xiitas. Os sunitas representam o grupo que segue a "Sunna" (os costumes) de Maomé (Maioria). Já os xiitas tem uma prática baseada na adoração de "Imams", líderes religiosos que se intitulam sucessores de Maomé.

    10. A frase destaca a grande dependência dos EUA em relação ao Petróleo, chegando a consumir 25 % da produção mundial. Por isso quando o Iraque invadiu o Kuweit na tentativa de controlar o preço do petróleo, dominando as grandes reservas daquele país, os estadunidenses logo trataram de garantir os seus próprios interesses, liderando uma guerra contra o Iraque.

    11. Porque a riqueza gerada com a produção de petróleo acaba por beneficiar apenas uma pequena elite dominante, de modo que a população vive em condições precárias.

    12. Devido a predominancia de climas áridos o controle dos recursos hídricos vem sendo causa de conflitos no Oriente Médio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, seu blog é ótimo, me ajudou muito.
      Vô sempre da uma olhada quando precisar, e indicar para os amigos!
      Abraço: Marina

      Excluir
  3. Cara, encontrei teu blog por um acaso. Gostei muito, até porque vc, como um professor de Geografia, dá aquilo que é atualidade e necessidade para o vestibulando.
    Vou divulgar teu blog aos meus amigos, e vou ficar sempre alerta as próximas novidades.

    São de pessoas assim que nós precisamos: alguém que abra os olhos da população e ajude a formar opiniões.

    Forte abraço, Andressa

    ResponderExcluir
  4. Profº Cidex na questão 6 da Unesp, uma retificação, os maiores produtores de petróleo do Oriente medio são: Arábia Saudira 26,4%, Iraque 11,4%, Kuwait 9,8%, Irà 9,6% e Emirados Árabes Unidos 6,2%! Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Ameei esse blog!! demaiss! Achei o q eu tava procurando akiii!!! Mto bom mesmoo!!! Estáá dee parabns!! Tdoo akii táá maravilhosoo!!! kkkk"""" Bãão mesmoo! de vdd!! show dee bolaa!!

    ResponderExcluir
  6. Esse blog é maravilhoso achei tudo que eu precisava .muito obriga vc é dez

    ResponderExcluir
  7. o melhor dosmelhores!!!!
    me ajudou muito no meu trabalho de geografia.
    VLW

    ResponderExcluir
  8. blog muito bom parabens
    minha professora copiou e colocou numa ficha
    muito bom encontrei o que prescisava

    ResponderExcluir
  9. valeu,a minha professora (q deve ser a msm do Tiago) copiou e colou e por acaso achei o blog e espalhei pros meus amigos tb ficarem sabendo

    ResponderExcluir
  10. Minha professora tbm pegou daki!!
    ela colocou numa ficha tbm, tiago vc é do são luís???

    ResponderExcluir
  11. olha gostei muito tinha tudo que eu queriaparabens

    ResponderExcluir
  12. gostei mto do blog serviu mto pra mim vou recomendar pra galere

    ResponderExcluir
  13. adorei seu blog, me serviu muito.. *______________*

    ResponderExcluir