quinta-feira, 25 de março de 2010

CONCURSO PMRJ 2013 - TESTE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE A GEOGRAFIA DO RIO DE JANEIRO



O GABARITO ESTÁ EM COMENTÁRIOS
1. Sobre o Estado do Rio de Janeiro assinale a alternativa correta segundo as afirmativas a seguir.

I - O Rio de Janeiro é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Situa-se na porção leste da região Sudeste, tendo como limites os estados de Minas Gerais (norte e noroeste), Espírito Santo (nordeste) e São Paulo (sudoeste), como também o Oceano Atlântico (leste e sul).

II - Os naturais do estado do Rio de Janeiro são chamados de fluminenses (do latim flumen, literalmente "rio").

III - A pujança cultural do estado está espelhada principalmente na capital, a cidade do Rio de Janeiro. O município de Niterói, nos últimos anos começou uma grande revolução nesse setor quando houve a inauguração do Museu de Arte Contemporânea da Cidade (Obra de Oscar Niemeyer)

(A) Todas Falsas.
(B) Todas Verdadeiras.
(C) Somente I Verdadeira
(D) Somente II e III Verdadeiras.

2. A Mesorregião do estado do Rio de Janeiro que apresenta o pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é.

(A) Baixadas Litorâneas
(B) Região Metropolitana
(C) Região Médio Paraíba
(D) Região Noroeste Fluminense.

3. Assinale a alternativa que respectivamente apresente as cidades do Estado do Rio de Janeiro, cuja base econômica é pautada no Turismo e na Exploração Mineral (Petróleo).

(A) Campos - Saquarema.
(B) Niterói - Rio de Janeiro
(C) Rio Bonito – Campos
(D) Arraial do Cabo – Macaé.

4. O município do Rio de Janeiro é dividido em 160 bairros regionalizados em três “zonas”. Assinale a alternativa que não apresenta uma dessas sub divisões.

(A) Zona Norte
(B) Zona Leste
(C) Zona Oeste
(D) Zona Sul

5. O Rio de Janeiro é uma cidade de fortes contrastes econômicos e sociais, apresentando grandes disparidades entre ricos e pobres. Enquanto muitos bairros ostentam um Índice de Desenvolvimento Humano correspondente ao de países nórdicos (Gávea: 0.970; Leblon: 0.967; Jardim Guanabara: 0.963; Ipanema: 0.962; Barra da Tijuca: 0.959), em outros, observam-se níveis bem inferiores à média municipal, como é o caso do Complexo do Alemão (0.711) ou da Rocinha (0.732). As diferenças internas da metrópole carioca estão apoiadas principalmente na disparidade encontrada em:

(A) Excelência dos meios de transportes
(B) Indicadores sociais
(C) Relações de trabalho
(D) Composições étnicas

6. Sobre os Transportes públicos na cidade do Rio de Janeiro marque a alternativa Falsa.

(A) O ônibus é o transporte público mais utilizado no Rio de Janeiro. A qualidade do transporte coletivo de passageiros é reflexo de um trabalho de planejamento estratégico pouco azeitado.
(B) Rio de Janeiro conta com um sistema de trens urbanos. Sob direção da concessionária privada, constitui, juntamente com os ônibus, um amplo conjunto de transporte popular.
(C) O Rio de Janeiro detém 140 km de ciclovias, a maior metragem do país e a segunda maior da América Latina.
(D) A cidade conta com dois aeroportos comerciais: O Santos-Dumon e o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim.

7. Atualmente, no Rio de Janeiro, com freqüência podemos ler nas manchetes dos jornais que a polícia "ocupou", "invadiu" ou "fez um cerco" à favela. Este vocabulário nos leva a pensar que se trata de uma situação de guerra entre territórios, por meio do qual se afirma claramente que estes espaços estariam submetidos a forças hegemônicas diferentes: de um lado, a sociedade "legalmente" constituída; de outro, um território controlado "informalmente" pela força ou pelo prestígio de grupos marginais."

(Extraído de Gomes, Paulo César da Costa In A Condição Urbana: ensaios de geopolítica da cidade. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 2002.)

O perigo, então, do uso desse vocabulário é que:

I) a exclusão social deixe de ser apenas um estatuto abstrato e ganhe a forma de um território;

II) os habitantes do Rio de Janeiro acreditem que em uma mesma cidade existam dois territórios mutuamente excludentes;

III) a questão da violência possa ser resolvida com a destruição das favelas. A(s) afirmativa(s) que mostra(m) o perigo do uso do vocabulário é (são):

(A) I;
(B) I e II;
(C) I e III;
(D) II e III;

8. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD - 2001), divulgados pelo IBGE, mostraram que a taxa de desemprego no Estado do Rio de Janeiro atingiu seu nível mais alto, chegando a 12,2% da força de trabalho.Com relação ao desemprego no Estado do Rio de Janeiro, são corretas as afirmativas abaixo, à EXCEÇÃO DE UMA. Indique-a:

(A) O Rio de Janeiro vem perdendo empresas para outros estados;
(B) A crise no mercado de trabalho no Rio de Janeiro tem sido mais significativa na região metropolitana;
(C) A indústria do petróleo, um dos sustentáculos econômicos do Rio de Janeiro, não é intensiva em mão-de-obra;
(D) O Rio de Janeiro é a metrópole com o menor percentual de trabalhadores qualificados.

9. A violência no trânsito, os movimentos sociais que reagem violentamente quando um serviço público não funciona corretamente e os atos violentos cometidos pelos agentes do tráfico de drogas são exemplos da violência urbana. A cidade do Rio de Janeiro tem vivido, nos últimos meses, situações de violência que geram um clima de insegurança coletiva. Entre as razões para essa insegurança temos, exceto:

(A) Os movimentos de guerrilha urbana com conotação ideológica
(B) O esgarçamento do tecido social motivado pela segregação sócio-espacial;
(C) A ação dos grupos que trabalham no varejo da droga e que se apóiam logisticamente nos espaços das favelas;
(D) A pobreza crônica e sem alternativas que alimenta o tráfico em suas diferentes escalas;

10. A Região Serrana é uma das principais áreas agrícolas do Estado do Rio de Janeiro. Municípios como Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo são responsáveis por grande parte da produção de verduras e legumes que abastecem a metrópole carioca. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as características dessa região relacionadas a produção primária.

(A) O relevo mais elevado com o ar mais frio e seco favorece as hortaliças e frutas. - Pequenas propriedades, trabalho familiar.
(B) Agropecuária Moderna – Latifúndios
(C) As temperaturas acima de 26°C favorecem o cultivo de gêneros tropicais – A maior parte da produção é voltada para o mercado externo.
(D) O Clima “frio” sempre dificulta o cultivo – O fato da região ter grande altitude dificulta o deslocamento das mercadorias.

3 comentários:

  1. GABARITO:

    1B; 2D; 3D; 4B; 5B; 6D; 7B; 8D; 9A; 10A.

    ResponderExcluir
  2. Olá professor, boa noite! Andei visitando seu blog, tem me ajudado muito em meus estudos. Gostaria de saber se o senhor poderia me encaminhar uma coletânea de questões sobre Geografia do Rio de Janeiro? E-mail: thyago.coutinho@bol.com.br

    Desde já, obrigado!

    ResponderExcluir