sexta-feira, 17 de abril de 2009

CONCEITOS GEOGRÁFICOS

A SOCIEDADE A NATUREZA E O PENSAMENTO GEOGRÁFICO

A geografia estuda o espaço, constituído pelas formas naturais e pelas que foram criadas pelo trabalho humano, e conjunto com as relações que ocorrem na vida em sociedade. O espaço geográfico, ou simplesmente espaço, é analisado levando em conta os lugares, as regiões, os territórios e as paisagens. As relações sociais, econômicas e culturais que explicam a sua dinâmica, o seu constante processo de transformação.
Ao estudar o espaço, porem, cada possui o seu enfoque. Há geógrafos que consideram a geografia uma ciência social. Para outros, ela seria uma ciência da natureza.Em nosso estudo iremos estudar o Brasil e o mundo tendo como base as relações entre sociedade e natureza, interligando assim geografia humana e física .

Organização Espacial

Roberto Lobato Corrêa*

Como a geografia objetiva o estudo da sociedade? Ou seja, qual é a objetivação da geografia que, sem deixar de ser uma ciência social, distingue-se da historia, antropologia, economia e sociologia, todas também ciências sociais?
O longo processo de organização do e reorganização da sociedade deu-se concomitantemente à transformação da natureza primitiva em campos, cidades, estradas de ferro, minas voçorocas, parques nacionais shopping centers etc, Estas obras do homem são as suas maracás apresentando um determinado padrão de localização que é próprio a cada sociedade. Organizadas espacialmente, constituem o espaço do homem, a organização espacial da sociedade ou simplesmente, o espaço geográfico. A objetivação do estudo da sociedade pela geografia faz-se através de sua organização espacial, enquanto as outras ciências sociais concretas estudam-na através de outras observações.
Resumindo, o objeto da geografia é, portanto, a sociedade, e a geografia viabilizam os seus estudo pela sua organização espacial. Em outras palavras, a geografia representa um modo particular de estudar a sociedade

*Corrêa, Roberto Lobato. Região e organização espacial. São Paulo: Ática, 1998. p. 52-3. (Princípios, 53).



TERRITÓRIO

Outro elemento de análise utilizado pela geografia para interpretar a sociedade e suas relações é o território. Podemos falar em território nacional, território indígena, território de uma gangue de traficantes de drogas, território de ajuda de um grupo de ação humanitária, etc.em cada um deles, há relações de poder, de posse ou de domínio, e vigoram determinadas regras ou leis. Essas podem ser institucionais (criadas pelo Estado) ou reconhecidas informalmente pela sociedade (não escritas, mas todos as conhecem).

O LUGAR

Para a geografia, o lugar é a porção do espaço onde se desenrolam as relações cotidianas.
Embora os lugares sejam percebidos na esfera do cotidiano, as relações que se estabelecem em seu interior são cada vez mais influenciadas por ocorrências dos mais variados pontos do planeta. Assim partindo do lugar, podemos ampliar a escala para analisar a organização do espaço da cidade, da região , do Estado, do território nacional, e mesmo mundial, selecionando as ações humanas que quisermos estudar.
A PAISAGEM

Quando observamos, uma paisagem, seja ela de um local cujas condições naturais são preservadas, ou do entro de uma grande cidade, podemos assumir uma postura meramente contemplativa, considerá-la feia ou bonita, tranqüila ou agitada. A forma como as paisagens se apresentam aos nossos olhos nos permite interpretar heranças do passado, tentar entender o presente e propor ações com vistas a melhorar o futuro.
Ao compararmos paisagens de lugares diferentes rios e praias limpas ou poluídas, matas preservadas e áreas desmatadas, impactas ambientais provocadas por diferentes tipos de indústrias e práticas agrícolas, etc., se podem avaliar e criticar o resultado da ação humana sobre o espaço, pois ela está impressa na paisagem.


Uma necessidade epistemológica: a distinção entre paisagem e espaço
Milton Santos

Paisagem e espaço não são sinônimos. A paisagem é o conjunto das formas que, num dado momento, exprimem ass heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre homem e natureza. O espaço são formas mais a vida que as anima.
(...)
Durante a Guerra Fria, os laboratórios do Pentágono chegaram a cogitar da produção de um engenho, a bomba de nêutrons, capaz de aniquilar a vida humana em uma dada área, mas preservando todas as construções. O presidente Kennedy afinal renunciou a levar a cabo esse projeto. Senão, o que na véspera seria espaço, após a temida explosão seria apenas paisagem. Não temos melhor imagem para mostrar a diferença entre esses dois conceitos.

Trechos de Santos Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996. p. 83-5

REGIÃO

Em nosso dia-a-dia, a palavra região é utilizada em várias circunstâncias. Falamos em região industrial, região da laranja, região da seca, região do Bico do Papagaio, região de expansão das fronteiras agrícolas, região do IBGE, região natural, região mais pobre, mais rica, e várias outras delimitações territoriais em que a palavra pode ser livremente utilizada. Todas elas possuem uma característica comum independentemente do tamanho, são áreas que se diferenciam do seu entorno por uma ou mais particularidades.
A organização socioeconômica de atual de uma região é resultante da forma como ela foi-se estruturando ao longo da historia.algumas mudaram de função econômica (substituição da pecuária pelo cultivo, da agricultura voltada para o mercado interno pela de produtos de exportação); outras, devido ao desmatamento, deixaram de ser uma região natural; ou ainda, foram criadas novas regiões industriais, turísticas, etc.
Após a Segunda Guerra Mundial, sobretudo com o avanço da globalização da economia, muitas regiões ampliaram o alcance de suas relações: deixaram de ter importância apenas local e se tornaram centros conectados com outras partes do mundo.

12 comentários:

  1. Fikoo maneiiro!" ;) Proff Victor tah supeer legal

    ResponderExcluir
  2. muito bom..legal,............parabens.............

    ResponderExcluir
  3. muito bom , meus parabens Prof. nota 10 rsrsrs Victor hugo, Colégio Bangu

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADA , isto me ajudou muiito para meu trabalho de geografia (y)

    ResponderExcluir
  5. grande contribuição em termos de orientação aos alunos.valeu......

    ResponderExcluir
  6. muito bom
    me ajudou no trabalho de casa do colrgio

    ResponderExcluir
  7. me ajuda eu quero fazer um trabalho sobre conceitos geograficos que pede a definiçao que deve constatar o objeto central do estudo geografico:O ESPAÇO,e a interaçao do homem como o seu modificador.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, parabéns! Vai me ajudar muito no meu trabalho de geografia. Não estava encontrando muita coisa na internet.

    ResponderExcluir