quarta-feira, 21 de outubro de 2009

GABARITO DO SIMULADO DE HISTÓRIA UERJ


Os gabaritos estão em comentários

2 comentários:

  1. QUESTÃO 1

    O município de Vassouras foi importante área de produção cafeeira, em meados do século XIX, e, em razão disto, as fazendas do município apresentam conjuntos arquitetônicos representativos da sociedade e de economia do café. Vassouras concentrou uma numerosa população de escravos, o que a tornou um município representativo da herança social e cultural negra na região. As fazendas de café representavam um tipo de sociedade dividida entre senhores e escravos, reproduzindo assim os padrões da sociedade patriarcal brasileira do período colonial.

    QUESTÃO 2

    A cidade do Rio de Janeiro, capital federal, deveria ser o símbolo do Brasil moderno e civilizado; a reforma urbana seria um primeiro passo para a introdução de hábitos civilizados em substituição aos hábitos coloniais, herdados do passado; a antiga cidade representava a herança colonial e monárquica, marcada pelo atraso social e cultural, o que exigia uma reforma urbana modernizante; O Brasil deveria afrancesar-se com vistas a seguir o padrão civilizatório ocidental.

    QUESTÃO 3

    Migração campo-cidade; a expansão da revolução industrial; o desenvolvimento técnico; a concentração espacial do investimento de capitais, a concentração de unidades industriais na etapa do capitalismo monopolista.

    ResponderExcluir
  2. QUESTÃO 4:

    O senhor é o proprietário de grandes extensões de terras; Os escravos são propriedades do senhor; o senhor exerce o poder patriarcal no seio da família; o senhor possuía valores da nobreza, o que o levava a relacionar o trabalho braçal às populações inferiores.

    QUESTÃO 5:

    A doutrina católica era fundamentada em superstições e crenças, o que a distanciava de uma visão racional do mundo; a igreja Católica era considerada uma instituição intolerante, contrária ao uso da livre consciência; a Igreja Católica era a base de poder do estado absoluto, alvo das críticas dos filósofos iluministas; a Igreja Católica era vinculada à sociedade hierárquica do Antigo Regime, contrária à idéia de igualdade de direitos.

    QUESTÃO 6:

    O candidato deverá identificar as seguintes diferenças: concentração empresarial,
    oligopolização do mercado, fusão do capital bancário com o capital industrial, exportação de capitais, controle do mercado por grandes empresas, massificação e padronização da produção industrial, utilização de novas fontes energéticas como a eletricidade e o petróleo, os avanços tecnológicos e científicos aplicados nas indústrias, expansão do mercado internacional ao integrar regiões até então marginais ao mercado capitalista.

    QUESTÃO 7

    O aluno poderá identificar o avanço das tropas soviéticas rumo à Berlim, o desembarque dos aliados ocidentais no norte da França (Dia D), o desembarque das tropas aliadas na Itália, o avanço norte-americano no Pacífico rumo ao Japão.






    QUESTÃO 8:

    O aluno deverá levar em consideração o fato de que o modernismo, com sua estética da velocidade, do movimento, do escândalo, da ruptura com o passado, encontrou em São Paulo o cenário ideal para o seu desenvolvimento, uma vez que apresentava as seguintes condições sócio-econômicas: a industrialização, a expansão de uma sociedade urbana e o desenvolvimento de uma burguesia industrial moderna.

    QUESTÃO 9:

    O candidato deverá identificar uma conseqüência da criação da CLT para o fortalecimento da imagem de Vargas como protetor e defensor dos trabalhadores, aquele Presidente que lhes concedia os direitos trabalhistas, o “pai dos pobres”. E essa imagem será ainda melhor desenvolvida pela propaganda governamental.

    QUESTÃO 10:

    - O fim da Guerra Fria – com o fim do antagonismo entre dois sistemas sócio-econômicos, o capitalismo tornou-se global e pode difundir suas características por todo o planeta.
    - A Revolução Tecno-Científica Informacional – que viabiliza um gigantesco fluxo de informações, das mais variadas naturezas, que interligam pontos distantes do planeta, em muitos casos, em tempo real.
    - O avanço do neoliberalismo - que promoveu a abertura econômica permitindo uma maior quantidade de trocas comerciais e de investimentos das mais variadas origens.
    - O avanço dos meios de transportes – que permite, com maior agilidade, a efetivação de uma enorme quantidade de trocas comerciais entre os mais distantes pontos do planeta.

    ResponderExcluir