sábado, 18 de dezembro de 2010

COMO SER OFICIAL DA PMERJ?


O Concurso

O ingresso no Curso de Formação de Oficiais da PMERJ dá-se por concurso público, o vestibular da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).
Então, para você ser Oficial da PMERJ, deverá primeiro se inscrever no vestibular da UERJ.
O vestibular UERJ abre todos os anos, geralmente em fevereiro, março ou abril. O lugar para fazer inscrições é no próprio site do vestibular UERJ.

O concurso para Oficial da PM é dividido em duas partes. A primeira é aparte acadêmica, executada pela UERJ, que por suas vez se divide em duas fases.
A 1º fase é o Exame de Qualificação, que é uma prova objetiva, de múltipla escolha. Nessa fase a prova afere habilidades, competências e conteúdos do ensino médio em geral (todas as disciplinas do ensino médio). A 2º fase é o Exame Discursivo, composto de provas de História, Língua Estrangeira e Português Instrumental com redação.

A segunda parte é formada por exames específicos, executados pela própria PMERJ. São os exame antropométrico, exame de saúde, exame físico, exame psicológico e exame de pesquisa social e documental.
Abaixo segue um esquema do concurso para Oficial da PMERJ e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMERJ), para você entender melhor: Parte acadêmica: 1) 1ª fase – Múltipla escolha de conteúdo do Ensino Médio 2) 2ª fase – Exame discursivo (fase pela qual se escolhe PMERJ ou CBMERJ Se PMERJ – História, Lingua Estrangeira, Português e Redação; Se CBMERJ – Matemática, Física, Português e Redação. 3) Parte específica – a cargo da PMERJ e CBMERJ Exames específicos para PMERJ: antopométrico, de saúde, físico, psicológico, de pesquisa social e documental; Exames específicos para CBMERJ: físico, de saúde, psicológico, de pesquisa social e documental. Para concorrer a vaga, você deve ter no mínimo 18 anos na data da matrícula no Curso de Formação de Oficiais. A idade máxima é de 30 anos, mas para quem já faz parte da PMERJ não há limite de idade. Mulheres não podem estar grávidas e a altura mínima para elas é de 1,60m. Para os homens a altura mínima é de 1,68m. Esses são os requisitos básicos, mas existem outros que você poderá verificar lendo atentamente o edital do concurso.

O Curso de Formação de Oficiais

Após o concurso, começa o Curso de Formação de Oficias, na Academia de Polícia Militar D. João VI.
Quando o aluno entra para a Academia recebe, em uma solenidade, o espadim – uma réplica em tamanho reduzido da espada do alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, o patrono da Polícia Militar. O CFO tem duração de três anos em regime de internato, com carga horária total de 4.871 horas. As aulas são ministradas de segunda à sexta-feira em período integral, das 7:00 às 17:00 horas, havendo emprego dos alunos em serviços internos e externos, inclusive nos finais de semana e feriados. Quando de seu ingresso na academia, você receberá fardamento e acessórios, assistência médica e odontológica, moradia e alimentação em função do regime de internato. O salário enqüanto Aluno-Oficial é de aproximadamente 900 reais.

Depois de formado
Quando o aluno se forma, devolve o Espadim de Tiradentes e recebe, também, em cerimônia, a espada de Aspirante a Oficial PM. Depois, ele é nomeado Aspirante-a-Oficial e entra num estágio probatório que dura seis meses. Durante esse período é designado para exercer funções em uma unidade da PMERJ. Enquanto aspirante a oficial, o salário é de aproximadamente 1700 reais. Após esse período, se aprovado no estágio, será promovido ao posto de 2º Tenente, recebendo a Carta Patente, assinada pelo governador do Estado do Rio de Janeiro. A esta altura já é Oficial da PMERJ e tem a patente de segundo-tenente da PMERJ. O salário inicial de um 2° Tenente da PMERJ é de aproximadamente 2 mil reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário