segunda-feira, 1 de junho de 2009

REGIÃO SUL




A Região Sul é a menor das regiões existentes no Brasil, seu território é pouco menor que o Estado de Minas Gerais.
A área territorial da Região Sul é de 576 km2, na qual abrigam os seguintes estados: Paraná - PR (Curitiba), Santa Catarina - SC (Florianópolis) e o Rio Grande do Sul - RS (Porto Alegre).
Apesar de possuir um território restrito em relação aos demais, sua população é a terceira maior entre as regiões, atualmente a população da Região Sul é de cerca de 26 milhões de pessoas. Embora cada estado seja distinto a região possui aspectos em comum, isso é proveniente de seu processo de urbanização, no sul o povoamento ocorreu pelos imigrantes Europeus, além dos pontos em comum em relação ao clima subtropical e as atividades agrícolas.
Outra característica particular do sul é a respeito da qualidade de vida, nesse quesito a região apresenta os melhores indicadores sociais em nível nacional.
A Região Sul possui uma grande riqueza de paisagens naturais, com isso dentro da região existem quatro principais tipos de relevo: Planície Costeira ou Litorânea, Campanha Gaúcha ou Pampa, Planalto Atlântico e Planalto Meridional.
Em relação ao clima, o que predomina na região é o subtropical, esse corresponde a uma transição entre o clima tropical predominante no Brasil e o clima temperado típico da Argentina. O clima subtropical se apresenta com chuvas bem distribuídas durante o ano, salvo o atual momento de alterações no clima provocadas pelo aquecimento global.

Sobre a cobertura vegetal, o tipo que se apresenta na região é a de Mata de Araucária ou Florestas de Pinhais, além da Mata Tropical Úmida e os Campos.

3 comentários:

  1. O que é barreira arquitetônica?

    Assinado:Ronaldo, 7º ano A.

    ResponderExcluir
  2. Neto,
    Barreira arquitetônica é tudo que dificulta a mobilidade das pessoas em uma área urbana (principalmente). Pode ser nas ruas, nos prédios, casas, lojas, shoppings, etc.

    Os portadores de necessidades especiais (cadeirantes, cegos, etc.) são os mais atingidos por essas barreiras.

    A falta de rampas nos passeios, os hidrantes e orelhões mal instalados são exemplos típicos.

    Vovô

    ResponderExcluir
  3. Perfeito o conceito de barreiras arquitetônicas,

    Obrigado Ronaldo Cavalcante

    ResponderExcluir