terça-feira, 4 de agosto de 2009

INDICAÇÕES DE FILMES PARA O VESTIBULAR



Esses filmes são uma boa pedida para relaxar e ao mesmo tempo aprender um pouco mais para as provas que vem por aí, seja você um cinéfilo ou não.


1- Uma verdade inconveniente(2006). Filme de Al Gore com direção de Davis Guggenheim, em que o futuro do planeta e o aquecimento global estão em evidência. Não deve se deixar de assistir já que Gore venceu o prêmio Nobel justamente por esse trabalho junto aos cientistas do painel das mudanças climáticas. Na verdade eu acho o filme um saco mais se você vai fazer vestibular lamento vai ter que assistir.



2- Diamante de sangue(2006) - O filme com Leonardo de Caprio e Djimon Hounsou se passa no meio da guerra civíl em Serra Leoa, pior país colocado no ranking IDH global e trata também da problemática que envolve a sociedade de consumo, com a compra das preciosas pedras que valem milhões de vidas em solo africano.



3-Faixa de areia (2007) Brasileiro. O filme é muito bacana e fala das diferentes regiões do Rio de Janeiro com suas praias territorializadas. Veja que o preconceito é uma coisa normal ao ser humano. O documentário pode ser assistido em streaming no Google videos. Volta e meia é exibido no canal Brasil.


4- O jardineiro fiel(2005)- De Fernando Meirelles, com quatro indicações ao Oscar. Fala da conspiração da indústria farmaceutica que utiliza milhares de cobaias no continente africano. Um belo filme.


5- Hotel Ruanda(2007)- Veja que a ONU não parece mais ter força alguma frente a qualquer força de paz que propõe coordenar. A guerra civil em Ruanda é um dos piores espetáculos de carnificína da história da humanidade e até hoje deixa enormes sequelas na população local. A briga entre Hutus e Tutsis deixou mais de um milhão de mortos. Um ótimo filme com Don Cheadle, que já sou fã desde Onze homens e um segredo.


6- Crash no limite- Até que ponto você se conhece?(2005)- Por favor, não deixe de assistir e formar a sua opinião! O filme é incontável, e a sociedade precisa saber melhor quem ela é e o que esconde por traz do preconceito e da arrogância. O onze de setembro tem muito a ver com esse filme.


7-Inimigo do Estado - Will Smith e Gene Hackman protagonizam o filme que fala das tecnologias do futuro(presente hoje)com técnicas avançadas de sensoriamento remoto e geoprocessamento. Para quem é ligado em Gadgets e tecnologia, mas sabe que o mundo virou um grande "big brother". Classifico esse filme como ótimo!


8- Endless summer II- Alegrias de verão- Conheça todas as praias do mundo ideais ou não para a prática do surfe. Quem disse que geografia é só trabalho?


9. Tempos Modernos (O Clássico de Charles Chaplin) satiriza a industrialização, utilizando cenas de sofrimento mostra a sociedade americana pós crise de Wal Street (1929), num constante movimento de máquinas, homens e Estado (representado pela força policial) buscando a adequação social, isso os coloca em inevitável conflito. Questão: A industrialização, a robotização, a informática, enfim o avanço tecnológico atingira o objetivo da melhoria da sociedade humana, ou de alguns humanos?


Indico também a procura de outras pérolas como o documentário Meninas( passa sempre no canal Brasil e tem também no streaming do Google videos), O último rei da Escócia, O senhor das armas(bela atuação de Nicolas Cage, que mostra o problema das guerras africanas, o que aconteceu com as repúblicas soviéticas após o fim da guerra fria e o comércio ilegal da poderosa indústria bélica). CHE, falo separadamente desse filme aki no blog, Cidade de Deus (Clássico do Fernando Meireles)
Quem tiver outras indicações é só postar

Um comentário: