CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR O GRÁFICO
HISTÓRICO DA DOENÇA
Inicialmente, a epidemia conhecida como influenza, transmitida pelo vírus de mesmo nome, ocorreu em 1889, quando 300 mil pessoas morreram, principalmente idosos, em decorrência de complicações. Em 1918, uma variação do vírus, tornando a doença conhecida como gripe espanhola, acometeu cerca de 50% da população mundial e vitimou mais de 40 milhões de pessoas.
No Brasil, cerca de 65% da população foi infectada e por volta de 35.240 pessoas morreram.Em 1957, a gripe asiática, transmitida também por uma variação do vírus influenza, se espalhou pelo mundo em seis meses e matou cerca de 1 milhão de pessoas. As variações de maior repercussão já relatadas foram a gripe de Hong Kong, em 1968, e a gripe aviária. Em 2003, um surto desta epidemia na Ásia levou as autoridades a ordenar o sacrifício de dezenas de milhões de aves de criação. De lá para cá a doença atingiu 121 pessoas e matou 62 no continente.
A influenza A (H1N1), chamada por muitos de gripe suína, é uma nova variação do vírus H1N1, o nome popular foi dado pois a linhagem responsável pelo surto surgiu em criações de porcos. Além disso, a infecção reúne genes de vírus que infectam suínos, aves e humanos. Inicialmente, a transmissão teria sido dada através do contato direto de humanos com porcos infectados e posteriormente de humanos para humanos. Em 13 de abril de 2009, foi confirmado o primeiro caso de influenza A (H1N1) no México. Atualmente, a doença é considerada uma endemia nos Estados Unidos.
Segue em anexo os postos de distribuição do TAMIFLU e o formulário de solicitação.
Disque gripe: 08002810100
Com informações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário